Boquiaberto

Discutindo propagandas polêmicas

Você não sabe do que uma Duloren é capaz

Posted by boquiaberto em 06/04/2009

Esse é o slogan adotado pela marca de lingerie Duloren quando começou a usar polêmica nos seus anúncios. E não estamos falando de qualquer polêmica.

Os primeiros anúncios com essa estratégia foram criados pela Doctor Propaganda, em meados da década de 90. O apelo sexual está sempre presente, muitas vezes mexendo com tabus. Em 1999, ao lado da foto de dois homens se beijando, aparecia a frase: Você não sabe do que a falta de uma Duloren é capaz. Um anúncio que mostra o Cristo Redentor tapando os olhos ao lado de uma freira vestindo lingerie teve veiculação proibida.

duloren-freiradulorengay

A insinuação de violência sexual aliada à frase pro-aborto “Legalizem logo o aborto! Não quero ficar esperando!” fizeram com que o anúncio abaixo fosse proibido. Para alguns,  a propaganda repete o velho clichê que a mulher é a culpada pelo estupro. A Igreja Católica, o Conar e mesmo alguns publicitários – de acordo com a matéria da Veja – condenam a iniciativa. De outro lado, Roni Argalji, então vice-presidente de operações da Duloren, defende o debate sobre o aborto em casos de estupro. Marcos Silveira, redator da Doctor e um dos criadores da campanha, diz que o anúncio foi usado em Portugal como bandeira da luta pela legalização do aborto nesses casos.

Roberta Close aparece na campanha, bem como outras personalidades, como Dercy Gonçalves, Rogéria e Hillary Clinton. Mara Gabrilli, que é tetraplégica, aparece de forma sensual, causando um debate a respeito da sexualidade de pessoas com deficiência. (Os anúncios das personalidades citadas aqui podem ser conferidos na Galeria de campanhas no site da Duloren).

duloren-aborto

duloren-roberta-close


Mesmo após mudar de agência – da Doctor para a MG Comunicação – a marca continuou com o mesmo tom provocativo e erótico. Abaixo, duas criações da MG, lançadas em 2004. “Gnomos” contém insinuação de sexo. “Velas” tem tom sadomasoquista.

duloren-gnomo

duloren-velas

Ao assumir a conta da Duloren, em 2006, a DM9 colocou homens nus, “servindo” de sofá e passarela para modelos de lingerie. Um dos anúncios tem assinatura “Invista no figurino daqueles seus filmes caseiros”. Além disso, igrejas também são usadas como cenário para algumas fotos (podem ser conferidas na galeria de campanhas do site da Duloren).

duloren-tapete

duloren-natalAtualmente, a marca de lingerie é atendida pela Eco MKT e Comunicação, que no Natal de 2008, criou o anúncio ao lado. Mesmo que a nova campanha pareça menos polêmica – embora continue sexy e provocadora –  não é possível saber se a comunicação será mais light a partir de agora.

Os números são favoráveis à polêmica. De 80 milhões de dólares de faturamento em 1993, a Duloren passou para 140 milhões em 1997. Segundo o seu site, a Duloren é, atualmente, líder do mercado em moda íntima do Brasil – em oposição ao quarto lugar ocupado antes de mudar sua estratégia de comunicação.

A trajetória da comunicação da empresa acrescentou bastante ao debate sobre a eficiência do uso da polêmica e do sexo para incrementar as vendas. No caso Duloren, esses dois ingredientes foram essenciais para aumentar a recordação da marca – seja no bom ou no mau sentido.

6 Respostas to “Você não sabe do que uma Duloren é capaz”

  1. […] Benetton e da PETA, por exemplo. Ou a polêmica pode servir para gerar fixação de marca, como a Duloren fez. Nesses dois casos, a marca ganha. Já com esse anúncio, a Armani só perdeu, na minha […]

  2. Paulo Trevizan said

    Voces não sabem do que o CATOLICO é capaz

    vamos acabar com a venda de produtos de vcs;
    ai veram quem tem e mais capaz.
    PAZ E BEM.

  3. Paulo Lucas said

    na boa, conteúdo inteiro deste post utiliza imagens ROUBADAS de outros endereços da web na cara dura. O que coloca qualquer intenção de discurso do texto por [água a baixo.

    A marca peca? Quem mantém um blog sem o mínimo de respeito com quem originalmente escaneou o material, tratou e publicou não está muito atrás.

    Se fizessem o mesmo com o conteúdo de vocês queria qual seria a conversa…

  4. Rafael said

    Paulo Lucas hahaha,
    vc é um brincalhão mesmo hem.
    Vai jogar vídeo game.

  5. Marly Maria Magalhaes said

    Gostaria de saber como compra sultian tamanho grande pois meu n. é 54 e aqui em minha cidade não tem nas loja que antes tinha

Deixe um comentário